quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Esculturas em Sinçães

O Parque de Sinçães vai ser transformado numa galeria de arte ao ar livre. De Setembro a Novembro, o recinto vai exibir 31 esculturas, de média dimensão, que participam uma «Escultura Livre», exposição que é promovida pela Associação de Escultura e Arte Contemporânea.
Durante dois meses vai ser possível apreciar arte, enquanto apura o físico no frequentado parque verde de Sinçães. O recinto vai ser palco para a realização de exposição colectiva de esculturas ao ar livre.
Intitulada «Escultura Livre», a mostra vai estar patente de 24 de Setembro a 24 de Novembro e resulta de uma parceria entre a Associação de Escultura e Arte Contemporânea, constituída recentemente, e a Câmara Municipal de Famalicão.
O evento, o primeiro daquele movimento associativo, conta com a presença de 31 esculturas, uma por cada artista, e segundo Manuel Cruz, escultor e presidente da associação, todos os artistas acolheram a iniciativa com entusiasmo.
As obras a apresentar são de média dimensão e estarão colocadas em toda a extensão do parque. Manuel Cruz explica que a maior peça terá cerca de 3 metros e a mais pesada ronda as 3 toneladas.
«Vamos ter aqui esculturas desde mármore ao aço corten, compreendendo uma diversidade de materiais que vai ser um convite a quem passa e também para quem queira vir de fora, porque interessa-nos que esta mostra cative outros públicos que não apenas a população famalicense».
O evento foi apresentado aos jornalistas no Parque de Sinçães e, nessa altura, Leonel Rocha, vereador da Cultura na Câmara de Famalicão, defendeu que esta exposição é mais um contributo para o município se afirmar cada vez mais como referência nacional e internacional no âmbito da cultura.
Apontando para a intensa actividade cultural do município, Leonel Rocha sublinha que a mostra em causa vai permitir o confronto dos famalicenses com a arte contemporânea e com a escultura. «Será ainda uma forma de proporcionar oportunidade de compra de peças de arte e de demonstrar que no mês em que cuidamos das tradições, com a realização da feira de artesanato e da feira franca, não descuidamos outras vertentes da cultura», anotando que esta exposição funcionará como um esboço do que a Câmara pretende para a criação do Museu de Escultura e Arte Contemporânea projectado para o futuro parque da cidade, na Devesa.
«Vai ser uma maqueta e uma mostra daquilo que pretendemos no futuro, tornando esse espaço mais apetecível não só pela sua beleza e percursos pedestres, mas também pela possibilidade de admirar arte», sustenta Leonel Rocha.

Paulo Cortinhas, jornalista Cidade Hoje