sexta-feira, 11 de julho de 2008

“Arte na Rota de Camilo” patente no Centro de Estudos


Vinte e sete artistas nacionais aceitaram o desafio feito pela Associação de Escultura e Arte Contemporânea de Famalicão para criarem peças de arte a partir da vida e obra de Camilo Castelo Branco. O resultado está exposto no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.
Foi sob o olhar atento dos artistas convidados que Leonel Rocha, vereador da cultura da Câmara Municipal de Famalicão, Aníbal Pinto de Castro, director do Centro de Estudos Camilianos, e Manuel Cruz Prada, escultor e presidente da Associação de Escultura e Arte Contemporânea de Famalicão, procederam, no dia 5 de Julho, à inauguração da exposição “Arte na Rota de Camilo”, patente no Centro de Estudos Camilianos até 26 de Outubro.
Esta exposição contribui, segundo Leonel Rocha, para divulgar a figura de Camilo, quer no campo artístico, junto dos escultores convidados; quer para a população em geral, «principalmente para os amantes da arte escultórica, que através da escultura vão conhecer Camilo».
Apesar de inaugurada apenas esta semana, a exposição “Arte na Rota de Camilo” já é cobiçada por outras cidades, o que, para o vereador da Cultura, é um facto que o enche de orgulho, na medida em que «uma exposição que estreia aqui, que é feita a pensar numa temática lançada por Famalicão vai ser divulgada noutros concelhos, com chancela de Famalicão e a conotação Camiliana, o que será um bom cartaz para a cidade».
Aníbal Pinto de Castro revelou que o grande significado e alcance desta exposição «constitui uma prova da vitalidade temática da figura e obra de Camilo e mostrar que Camilo está vivo no interesse dos artistas e dos criadores», servindo, assim, de estímulo à leitura do escritor de Seide junto dos mais jovens.
Manuel Cruz Prada mostrou-se muito satisfeito com a aceitação por parte de todos os artistas que participaram na exposição, realçando que este trabalho foi fascinante para todos, «principalmente para aqueles que, não conhecendo muito bem a vida e obra de Camilo, tiveram que investigar, pesquisar e estudar o escritor para fazerem as suas obras».
A exposição contém trabalhos de pintura e escultura realizados por 27artistas de todo o país e pode ser visitada, no Centro de Estudos Camilianos até 26 de Outubro, de segunda a sexta, das 10 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.