segunda-feira, 14 de julho de 2008

CAMILO, HOJE E SEMPRE!

Arte na Rota de Camilo
Texto de Aníbal Pinto de Castro, Director da Casa de Camilo
A vida e a obra de Camilo continuam no âmago do interesse dos escritores e artistas que em cada geração nelas encontram temas e motivos de inspiração a balizarem os caminhos da sua própria criação, seja poética, seja plástica.
As obras presentes nesta Exposição oferecem uma nova e significativa demonstração desta verdade. Nela se reúnem, com efeito, 27 artistas de quase todo o Portugal cuja alma o grande Escritor tão profundamente conheceu e plasmou na língua bebida nos clássicos ou no simples linguajar do Povo de que ele, mau grado os corticais assomos de nobilitação por conveniência ou por fantasia, foi parte integrante, assumida com consciente convicção.
Esta é, na sua essência, a mensagem e o valor expressivo, noutras linguagens que não a literária, contidos nesta iniciativa que fica a dever-se à Associação de Escultura e Arte Contemporânea, mas que não podia deixar de ser colocada sob a égide da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos que lhe está adstrito.
Pudemos assim facultar aos nossos visitantes e aos investigadores ou aos simples curiosos que nos procuram uma série de interpretações plásticas modernas, susceptíveis de os interessarem, de trazerem à nossa contemporaneidade o que há de eterno na mensagem estética camiliana e, com não menor incidência, de convidarem à leitura da sua obra novas gerações, independentemente da sua formação cultural de base, dos seus gostos e da sua distribuição etária. Em síntese, continuamos a pugnar por um Camilo vivo no presente e actuante no futuro, a bem da Língua e da Cultura Portuguesas.
Isto quando, passados 118 anos, nos parece ouvir ainda o estalido seco do seu revólver suicida.
Por isso aqui deixamos uma calorosa palavra de agradecimento a quantos, Dirigentes da Associação e Artistas, tornaram possível esta manifestação, que se estende para fora dos seus espaços habituais, como se assim quisesse estabelecer uma relação visível e profunda do passado com o futuro.
Aníbal Pinto de Castro
Director da Casa de Camilo